Morin e Freire
O grupo de pesquisa PEFOP orientado pela Profa. Dra. Marilda Aparecida Behrens, tem buscado estudar sobre a reforma de pensamento e a educação transformadora, para isso tem percorrido um caminho desbravador de autores relevantes, como Freire e Morin, que registraram em suas obras os subsídios, construtos e propostas de práticas que podem acolher uma ação docente crítica, reflexiva e transformadora.
Sobre a educação transformadora e complexa, Freire e Morin convergem quando apontam a importância da contextualização dos conteúdos; do desenvolvimento da autonomia do aluno; de o professor ser democrático, ético, crítico e afetivo; e de a educação ser voltada para a compreensão da realidade social, local e global.
Ambos citam a relevância da dimensão ética: Freire (1996) fala sobre a ética universal do ser humano e Morin (2000) sobre a ética planetária, que envolve a dimensão pessoal, civil e social.
A complementaridade pode ser apontada como um dos pontos de maior reciprocidade quando ambos desvelam a consciência de inconclusão, do inacabamento e da incompletude dos seres humanos, uma vez que o conhecimento está em contínuo desenvolvimento e, dessa maneira, sempre se desenvolvendo e aprendendo.
Os pontos convergentes de Paulo Freire e Edgar Morin, indicam possibilidades dos construtos e saberes como fundamentos epistemológicos para subsidiar a formação docente, buscando superar a concepção da educação bancária para uma prática pedagógica transformadora, complexa e libertadora. A investigação de aproximações teóricas desses autores consagrados muito favorece o desenvolvimento e a promoção desse campo de pesquisa na realidade brasileira e internacional.
Neste espaço selecionamos algumas obras desses dois grandes autores que falam da educação.
Edgar Morin
Edgar Morin nasceu em Paris, no dia 8 de julho de 1921. É um antropólogo, sociólogo e filósofo francês, judeu de origem sefardita. Pesquisador emérito do Centre National de la Recherche Scientifique. Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em filosofia, sociologia e epistemologia. Morin é considerado um dos pensadores mais emblemáticos da contemporaneidade por suas contribuições à análise do pensamento complexo. Seu nome é obrigatório quando se refere à mudança de paradigma na educação e na reforma do pensamento.
Paulo Freire
Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira. A experiência profissional de Freire foi construída em diferentes espaços e níveis educacionais no âmbito escolar e do movimento social. Foi ele um dos maiores educadores do Brasil e uma das maiores autoridades mundiais em educação. Criador de um sistema de alfabetização revolucionário para adultos, influenciou professores(as) de todo o mundo, obtendo reconhecimento universal do seu trabalho. Foi Secretário de Educação da Cidade de São Paulo entre 1989 a 1991. Como professor recebeu diversos títulos de Doutor Honoris Causa de Universidades do mundo inteiro e escreveu dezenas de livros.