top of page
TG.jpg

Biblioteca | Dra. Marilda Aparecida Behrens

Dra. Marilda Aparecida Behrens

Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973), Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-Doutora pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal orientado pela Profa Dra Ariana Cosme. Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior por 25 anos na PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras. Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como vice pesquisadora no grupo PRAPETEC - Prática Pedagógicas com Tecnologias. Coordena uma REDE de Pesquisa em Formação de professores do Brasil e de Portugal, que investiga novos paradigmas da educação, dos quais, destacam-se o paradigma da complexidade e a transdisciplinaridade (MORIN), e da educação transformadora (FREIRE). Coordena a rede pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR, com envolvimento da Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade Aberta de Portugal incluindo outros grupos de pesquisa brasileiros, como a Universidade Federal do Paraná-UFPR, a Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR -União da Vitória. Pesquisadora e avaliadora parecerista do CNPq com pesquisa aprovada. Pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Teoria da complexidade contribuições epistemológicas e metodológicas para uma pedagogia complexa

Teoria da complexidade contribuições epistemológicas e metodológicas para uma pedagogia complexa

Ser Professor: Formação e os desafios na docência

Ser Professor: Formação e os desafios na docência

Complexidade e Transdisciplinaridade: Novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores

Complexidade e Transdisciplinaridade: Novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores

Formação do Professor: Profissionalidade, Pesquisa e Cultura Escola

Formação do Professor: Profissionalidade, Pesquisa e Cultura Escola

Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica

Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica

Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios

Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios

O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica

O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica

Políticas de Formação do Professor: Caminhos e Perspectivas

Políticas de Formação do Professor: Caminhos e Perspectivas

bottom of page