top of page
TG.jpg

Biblioteca | Outros autores – Morin

Morin publicou por volta de 45 livros e é considerado um dos principais pensadores contemporâneos e um dos principais teóricos sobre estudos da complexidade, defendendo em seus escritos o pensamento complexo ou paradigma da complexidade. O ponto central em suas obras é a proposição da reforma do pensamento, por meio da mudança e da superação da concepção reducionista que acompanha a humanidade há 400 anos; para tanto, recomenda que a humanidade supere o paradigma da simplificação e busque o paradigma da complexidade. Na sua visão, o paradigma da complexidade envolve a formação para a cidadania, a aprendizagem para a vida, a educação solidária, em especial, a consciência planetária, com foco na sustentabilidade e na preservação do planeta, entre outros desafios. A teoria da complexidade de Morin, mobilizou muitos estudiosos a fazer pesquisas, desenvolver estudos para todos os níveis e modalidades de educação. Neste espaço destacamos algumas obras, artigos e vídeos publicados por diversos autores que pesquisaram e estudaram sobre Edgar Morin e a Teoria da Complexidade.

O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade

O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade

Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade?

Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade?

Pela Mão De Alice: O Social e o Político na Pós-Modernidade

Pela Mão De Alice: O Social e o Político na Pós-Modernidade

Ecologia dos Saberes: Complexidade, Transdisciplinaridade e Educação: Novos Fundamentos para Iluminar Novas Práticas Educacionais

Ecologia dos Saberes: Complexidade, Transdisciplinaridade e Educação: Novos Fundamentos para Iluminar Novas Práticas Educacionais

Educação e Complexidade: Os Sete Saberes e Outros Ensaios

Educação e Complexidade: Os Sete Saberes e Outros Ensaios

Um discurso sobre as ciências

Um discurso sobre as ciências

A Crítica da Razão Indolente: Contra o Desperdício de Experiência

A Crítica da Razão Indolente: Contra o Desperdício de Experiência

O paradigma educacional emergente

O paradigma educacional emergente

Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente

Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente

Pensamento eco-sistêmico: Educação, aprendizagem e cidadania no século XXI

Pensamento eco-sistêmico: Educação, aprendizagem e cidadania no século XXI

bottom of page