Tipo
Dissertação
Autor
Juliana Maria Saito
Orientador
Profa. Dra. Marilda Aparecida Behrens
Ano
2022
Resumo
Esta pesquisa teve como temática central analisar as contribuições do pensamento complexo por meio de um processo de formação continuada on-line aplicada a oito docentes que atuam em empresas, com base na obra Os sete saberes necessários para educação do futuro, de Edgar Morin (2011). Investigou-se o seguinte problema de pesquisa: como desenvolver uma formação continuada para docentes que atuam junto aos profissionais de empresas que acolha os pressupostos teóricos do pensamento complexo inscritos nos “Sete Saberes necessário à educação do futuro”, elaborados por Edgar Morin, com o uso de tecnologias inovadoras nos processos pedagógicos? Em relação ao objetivo geral, teve-se como premissa desenvolver uma formação continuada para qualificação de docentes que atuam em empresas, sob a perspectiva do pensamento complexo, com enfoque nos “Sete Saberes necessário à educação do futuro” propostos por Edgar Morin, e ouso de tecnologias inovadoras nos processos pedagógicos. Por meio dos objetivos específicos, pesquisou-se os pressupostos teóricos do pensamento complexo com enfoque nos sete saberes de Morin, que contribuam para uma formação continuada de docentes que atuam junto aos profissionais de empresas. No segundo objetivo específico foi desenvolvida uma formação continuada on-line para qualificação de docentes que atuam em empresas sob a perspectiva dos pressupostos teóricos do pensamento complexo inscritos nos “Sete Saberes necessário à educação do futuro”, com práticas reflexivas, inovadoras e uso das tecnologias para repensarem a prática pedagógica. O terceiro objetivo específico visou coletar as contribuições dos docentes que atuam junto aos profissionais de empresas, por meio das atividades propostas no curso, identificando os posicionamentos sobre a formação para uma prática pedagógica inovadora, reflexiva e criativa. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso, e o universo de pesquisa envolveu oito docentes. Teve como pressupostos teóricos o pensamento complexo inscritos nos “Sete Saberes necessários à educação do futuro “como subsídios para formação continuada de docentes que atuam em empresas, com base nos estudos de Morin (2003, 2005, 2011, 2015), Behrens (2012, 2019), Moraes (2004,2007, 2008, 2009,2012, 2015, 2021)e Sá (2019);dos saberes docentes, a partir das contribuições de Tardif (2012, 2014), Gauthier et al (2013),Pimenta (1996, 2007), Morin (2003,2005,2011, 2015) e Freire (1996);da formação continuada de docentes que atuam em empresas, com base nos estudos de Garcia (1999),Cunha (2014),Gatti (2009, 2019), Imbernón (2011)e Behrens (2007);e das tecnologias, a partir de Moran (2015, 2018), Santos (2018), Kenski (1998) e Torres et al (2015). Considerando os dados analisados, foi possível identificar junto aos docentes o quanto os sete saberes propostos por Edgar Morin estão presentes em sua atuação pedagógica e que o pensamento complexo pode auxiliá-los para o desempenho de uma prática docente inovadora com o uso de tecnologias, em direção às necessidades primordiais deste século.