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Construtos e saberes necessários à formação pedagógica continuada de professores das licenciaturas

Tipo

Tese

Autor

Monica Aparecida Rodrigues Luppi

Orientador

Profa. Dra. Marilda Aparecida Behrens

Ano

2021

Resumo

Esta pesquisa encontra subsídios no campo de estudos da formação de professores, considerando as características sociais que impactam a educação e são próprias do século XXI. As transformações decorrentes das inovações científicas, da tecnologia, da comunicação e da informação demandam um processo contínuo de desenvolvimento para o exercício do magistério. Com essa percepção, buscou-se investigar possíveis soluções para o problema: quais construtos e saberes podem subsidiar a Formação Pedagógica Continuada de Professores para a reconstrução das práticas de ação dos docentes universitários que atuam nos cursos de licenciatura em uma universidade estadual de grande porte? Como objetivo geral, procurou-se analisar construtos e saberes que podem ser apontados como subsídios para a Formação Pedagógica Continuada de Professores universitários que atuam nas licenciaturas, com vistas à reconstrução das práticas pedagógicas. Com abordagem qualitativa, o estudo foi fundamentado e desenvolvido à luz do pensamento complexo (MORIN, 2000, 2008a, 2008b, 2013, 2014, 2015a, 2015b, 2015c). Para contextualizar a temática e refletir sobre a problemática, tomaramse por base estudos de: Morin (2000, 2013, 2014, 2015a, 2015b), Shulman (1987), Tardif (2014), Freire (2019), Pimenta (2017) e Gauthier (2013). Como estratégia metodológica, optouse pelo estudo de caso único com múltiplas fontes e instrumentos: questionário com escala Likert, que obteve retorno de 60 participantes; questionário com questões abertas, respondido por 3 coordenadores e representantes de 1 grupo de estudos; e entrevistas pelo Google Meet, WhatsApp e Zoom com 18 professores com experiência significativa no ensino superior e nos diversos setores da IES. A análise de conteúdo foi utilizada nas respostas das entrevistas e a análise documental considerou, no âmbito mundial: o relatório de Delors (2010), a Declaração de Incheon e Marco da Educação 2030 para implantação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (UNESCO, 2015, 2017, 2020); no âmbito nacional, as leis e resoluções (LDBs, Resoluções, entre outros); e, no âmbito local, os documentos institucionais e PPCs das licenciaturas. A análise e a revisão de literatura, que ocorreu em diferentes fontes de informação teórica e metodológica foram realizadas com o auxílio do software Maxqda. Os resultados mostraram que a IES participante da investigação possui instâncias legais que oferecem atividades com a finalidade de promover a Formação Pedagógica Continuada de Professores, sendo eles: o LABTED, o FOPE, o GEPE, as Semanas Pedagógicas e o trabalho dos coordenadores dos Colegiados. A IES, por meio de seu Comitê de Ética em Pesquisa e da PROGRAD, ofereceu condições de acesso aos representantes de todos esses segmentos de apoio pedagógico e aos professores das licenciaturas para realização dessa investigação. As informações gerais da universidade foram localizadas no portal institucional. As análises possibilitaram o entendimento de que será necessário para reconstrução das práticas de ação dos docentes a desconstrução da lógica que organiza a educação de hoje, para transitar pelos caminhos da interdisciplinaridade, da transdisciplinaridade, da solidariedade, da responsabilidade, da integração do conhecimento científico ao das Humanidades, da autocrítica, do autoconhecimento, da cidadania e da reintrodução dos professores conscientes organizando e reorganizando o conhecimento do próprio conhecimento.

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