top of page
TG.jpg

Saberes da teoria da complexidade e da educação transformadora como subsídios para a docência na educação infantil.

Tipo

Dissertação

Autor

Giovanna do Amaral Ceccato de Lima Gabinio

Orientador

Profa. Dra. Marilda Aparecida Behrens

Ano

2021

Resumo

Esta pesquisa tem como temática os saberes docentes na perspectiva de Morin (2011) e Freire (2017), com foco no universo de professores que trabalham na etapa da Educação Infantil. Nesse sentido, optou-se por investigar o seguinte problema: quais saberes propostos por Edgar Morin e Paulo Freire estão presentes na docência na Educação Infantil? O desafio que a educação impõe é o de formar cidadãos solidários, humanos e que pensem no próximo, pessoas responsáveis por si mesmas, pelo outro e pelo planeta. No entanto, percebe-se que o paradigma newtoniano-cartesiano que por muitos anos esteve presente, não responde completamente às demandas educacionais da atualidade. Por outro lado, a perspectiva do pensamento complexo e da educação transformadora, que percebe o ser humano como ser integral que é, oportuniza aos professores ter práticas que atendam às demandas educacionais atuais. A pesquisa teve por objetivo geral analisar quais saberes docentes propostos por Edgar Morin e Paulo Freire estão presentes na docência na Educação Infantil. Adotou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso único, o que possibilitou compreender se os saberes propostos por Morin (2011) e Freire (2016) estão presentes na prática dos professores. O estudo envolveu seis docentes atuantes na Educação Infantil, tanto da rede pública de ensino quanto da rede particular, tendo sido embasado nos livros Os sete saberes necessários à educação do futuro, de Edgar Morin (2011),e Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire (2016), além de ter sido realizado levantamento bibliográfico, em especial, com autores como Behrens (2005,2008,2012), Moraes (1997a,1997b, 2009), Moraes e Almeida (2012),Morin (2001,2005,2010,2015), Tardif (2014), Gauthier et al.(2013),Pimenta (2012), Shulman (1986), Ariès (1981)e Kuhlmann Jr.(2015), com vistas a investigar os paradigmas educacionais que norteiam a educação, os saberes docentes e as contribuições do pensamento complexo e da educação transformadora para os saberes dos professores da Educação Infantil. A partir dos dados analisados, foi possível identificar que há sintonia entre os docentes e os saberes pautados pelos autores, embora que os participantes não tenham explicitados claramente todos os saberes envolvidos por Morin (2011) e Freire (2016), entende-se que os saberes estão presentes na docência dos professores que atuam na Educação Infantil.

bottom of page