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Educação na perspectiva da complexidade: contribuições pedagógicas e epistemológicas para uma instituição de educação superior confessional

Tipo

Dissertação

Autor

Mário José Knapik

Orientador

Profa. Dra. Marilda Aparecida Behrens

Ano

2020

Resumo

Esta dissertação tem como tema principal a educação na perspectiva da complexidade: contribuições pedagógicas e epistemológicas para uma instituição de educação superior confessional. A temática é relevante porque o ser humano vive em um mundo cada vez mais globalizado e perpetrado por constantes mudanças, transformações e desafios. Esse movimento de mudança acelerado exige a proposição de um novo paradigma na ciência e na educação, que no momento aponta para o pensamento complexo, global e multidimensional. Para o desenvolvimento deste estudo, propõe-se investigar o seguinte problema de pesquisa: como os saberes da educação do futuro, propostos por Edgar Morin, podem subsidiar o projeto pedagógico da instituição investigada em seus respectivos cursos, na formação dos professores e na prática pedagógica? Na busca por responder ao problema proposto, a pesquisa objetiva analisar como os saberes da educação do futuro podem contribuir para os projetos pedagógicos da instituição investigada, bem como para a formação e atuação dos professores. Como metodologia, optou-se pela pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso único e pesquisa bibliográfica, seguidas da análise documental e de conteúdo. Para o estudo bibliográfico, elegeram-se como teóricos da educação: Behrens (2008, 2012, 2013, 2017, 2019), Cardoso (1995), Capra (2006), Francisco (IGREJA CATÓLICA, 2015), Moraes (2004, 2009, 2015), Morin (2010, 2011a, 2012, 2013a, 2014, 2015a, 2015b), Petraglia (2006, 2012), Ponchirolli (2018), Sá (2019), Sá, Carneiro e Luz (2013) e Vasconcellos (2002). Para a produção de dados, o universo investigado abrangeu uma instituição de educação superior confessional, situada em Curitiba e região metropolitana, com mais de 60 anos de história. Os documentos selecionados para posterior análise foram o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das áreas de Filosofia e Pedagogia. Além disso, utilizou-se como instrumento um questionário com cinco perguntas abertas para possibilitar respostas mais ricas e variadas, envolvendo quatro gestores e 20 professores, sendo seis docentes do curso de Filosofia e 13 do curso de Pedagogia. Os dados obtidos foram analisados conforme os passos metodológicos propostos por Bardin (2011), buscando identificar nos tópicos eleitos dos documentos institucionais, assim como nas contribuições dos gestores e professores dos cursos supramencionados, a possível presença dos saberes da complexidade. Os resultados revelaram que os saberes da educação do futuro, apontados por Edgar Morin, constituem uma importante contribuição pedagógica e epistemológica para a formação dos docentes e discentes. Nesse sentido, propõe-se que a instituição pesquisada considere a possibilidade de acolhimento do pensamento complexo em seus projetos pedagógicos, na formação de seus professores e na prática educativa de seus alunos.

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