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Construtos e saberes para uma formação continuada docente à luz dos princípios da educação marista e das preposições da teoria da complexidade para uma educação integral

Tipo

Dissertação

Autor

Tiago Reus Barbosa Fedel

Orientador

Profa. Dra. Marilda Aparecida Behrens

Ano

2019

Resumo

O objetivo deste trabalho é promover um estudo sobre como os paradigmas educacionais influenciam e impactam na educação e propor encaminhamentos para ressignificar práticas docentes por meio de um processo de formação continuada. A compreensão do que vem a ser um paradigma permite indicar que se trata de um modelo de proposições e conhecimentos que tendem a dar respostas às necessidades de uma determinada época na comunidade acadêmica. Os paradigmas caracterizam também os valores e interesses. Não obstante, na educação, estes paradigmas atendem as necessidades de alguns momentos, sendo necessário repensá-los quando há mudanças de época nos valores e concepções. Como a questão paradigmática impacta na educação e, consequentemente, a formação docente, tomou-se como objetivo encontrar subsídios e construtos formativos para o professor em vista de uma educação inovadora, ou seja, uma educação integral, com visão do todo. Para se chegar a tais construtos, esta pesquisa considerou, em seu problema, que as proposições da teoria da complexidade e os princípios da filosofia educacional marista poderiam contribuir para a construção de tal processo formativo. Neste sentido, coube a esta pesquisa também investigar o quanto a teoria da complexidade e a filosofia educacional marista se aproximam em suas proposições. A abordagem qualitativa é o enfoque metodológico adotado, considerando, igualmente, a pesquisa exploratória, nos procedimentos, com a exploração de proposições conceituais a partir dos recursos bibliográficos pesquisados, a análise documental e de conteúdo. Os referenciais teóricos, cujas proposições conceituais corroboram esta pesquisa, partem de autores que investigam os paradigmas Behrens (2013), Capra (1996), Moraes (2008b), Morin (2011b), Nicolescu (1999) e sobre formação de professores, Contreras (2012), Imbernón (2011), Marcelo (1999), Nóvoa (1992), Schön (1992), Tardif (2014) e Zeichner (2008). Por fim, com este trabalho, foi possível levantar construtos para uma formação continuada do professor que venha a atender as problemáticas contemporâneas sejam estas as da educação, da área de humanas, sociais ou planetárias. Entende-se que a educação integral é uma proposta significativa e inovadora para atender as questões atuais. Para isso, recomendam-se processos de reflexão junto aos docentes, apresentam-se pistas sobre a formação continuada do professor nesta nova visão da complexidade. Acredita-se que, a partir das abordagens adotadas, ou seja, a teoria da complexidade e educação marista, este trabalho tenha atingido o seu objetivo ao apresentar, como contribuição da pesquisa, uma proposta relevante de construtos para atender a formação continuada da docência para as exigências atuais da sociedade e da educação.

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