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Pensamento complexo e transdisciplinar: ecologia dos saberes docentes na prática pedagógica

Tipo

Tese

Autor

Edna Liz Prigol

Orientador

Profa. Dra. Marilda Aparecida Behrens

Ano

2018

Resumo

Esta tese aborda como tema principal a Ecologia dos Saberes Docente e a Prática Pedagógica sob a compreensão do Pensamento Complexo e Transdisciplinar. Para tanto, optou-se por investigar o seguinte problema de pesquisa: De que modo a Ecologia dos Saberes dos Docentes da educação superior construída ao longo da vida e analisada por meio dos princípios cognitivos do pensamento complexo e da concepção transdisciplinar permite identificar uma prática pedagógica diferenciada da concepção conservadora da educação? Como objetivo geral definiu-se: Analisar como se dá a construção da Ecologia dos Saberes Docentes sob o olhar dos princípios do pensamento complexo e da concepção transdisciplinar, a partir dos relatos dos professores em relação ao seu percurso de vida pessoal, profissional e de formação com vistas a caracterização da prática pedagógica na Educação Superior. Especificamente objetiva-se: Caracterizar a prática pedagógica relacionando a visão epistemológica e as ações no processo de ensino-aprendizagem do professor, identificando projeções do pensamento complexo e da metodologia transdisciplinar. Interpretar as informações revisitadas pelos professores dos momentos significativos vivenciados durante a educação básica até a pós-graduação, identificando os saberes edificados nestes períodos e que se incorporaram na prática pedagógica. E também identificar como foram tecidos os saberes docente, analisando a trajetória de vida profissional e pessoal dos professores. Para a realização do estudo construiu-se um quadro teórico baseado em diferentes autores, tais como: Tardif (1991, 2002), Morin (1992, 2000, 2004, 2005, 2007, 2008, 2015), Morais (2008, 2012, 2015), MARCELO GARCIA (1999), Nóvoa (1991, 1995), Goodson (2015), Nicolescu (1999, 2002), Behrens (1996). Esta tese tem sua sustentação na abordagem qualitativa tendo como princípio epistemológico o pensamento complexo de Edgar Morin, amparado pelo referencial epistemológico do pensamento complexo e transdisciplinar e como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados de Glasser (1978), Strauss (1967, 1990), Corbin (1990) e Charmaz (2005,2006). Para a produção dos dados utilizou-se de um questionário com perguntas fechadas para a caracterização dos docentes pesquisados e entrevistas do tipo intensiva, compreendida como uma conversa direcionada que possibilita o aprofundamento dos dados. Constatou-se após a análise dos relatos das histórias de vida pessoal, profissional e a formação dos pesquisados, que os caminhos e as interações ocorridas, permitiram momentos de bifurcações, incertezas, retroações, recursividades que permearam a construção dos saberes docentes e que o reflexo é de uma prática que busca superar o cartesianismo e ainda identifica nuances do pensamento complexo e transdisciplinar.

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