Tipo
Tese
Autor
Lucymara Carpim
Orientador
Profa. Dra. Marilda Aparecida Behrens
Ano
2016
Resumo
O contexto da educação continuada para o professor de educação profissional é um dos fatores essenciais para que as instituições de educação que ofertam cursos para o mundo do trabalho estejam preparadas para acompanhar o desenvolvimento econômico, político, educacional e social. Nesta tese buscamos investigar e compreender a formação pedagógica continuada do professor de educação profissional do segmento rural na modalidade da educação a distância, cujos objetivos foram de pesquisar junto aos 38 professores do Senar do Paraná se a formação pedagógica a distância realizada por meio da plataforma Eureka favoreceu sua formação docente e ainda apontar quais as contribuições que o curso trouxe para sua prática educativa. Além disso, buscamos averiguar se houveram dificuldades para a participação do curso e se a plataforma Eureka gerou fluência e dinâmica para o aprendizado do professor, proporcionando novos saberes pedagógicos. Também investigamos se o curso possibilitou alternativas de mudanças na prática pedagógica do professor. Outro fator que compôs as considerações da investigação foi pesquisar junto a 6 professores que atuam como coordenadores de educação do Sistema “S” – Senar, Senai, Sesi, Senat, Sescoop e Senac, se as instituições ofertam cursos de formação continuada aos docentes por meio de cursos presenciais ou a distância e quais saberes docentes entendem ser necessários à formação do profissional do século XXI. Também objetivamos identificar se os coordenadores compreendem os pressupostos de ações educacionais inovadoras e se as instituições pesquisadas adotam práticas que atendam ao paradigma da complexidade. Como metodologia adotamos a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, e utilizamos como instrumentos de pesquisa, questionário com perguntas abertas aos professores e entrevista episódica aos coordenadores do Sistema “S”. Fundamentam nossa pesquisa os estudos de Behrens (1996, 2000, 2005, 2006, 2012), Imbernón (2006, 2009, 2010), Kenski (2003, 2008, 2013, 2015), Moraes (2002, 2006, 2007, 2008, 2010, 2012, 2014), Morin (2000, 2003, 2007, 2008, 2011), Santos (2007, 2008, 2009). Por meio de nossa investigação foi possível perceber que os professores tiveram aproveitamento positivo do curso, que aprimoraram saberes pedagógicos, que promoveu a construção de conceitos e que compreenderam os fundamentos da educação, pois o curso permitiu a troca de experiências e interação entre os docentes. Entretanto apontaram algumas dificuldades com relação ao tempo disponibilizado para desenvolver as atividades. Com relação ao Sistema “S”, verificamos que todas as instituições de educação ofertam cursos de formação continuada, presencial e a distância e embora haja uma preocupação em aprimorar os saberes relacionados às práticas pedagógicas dos professores, uma das instituições se destacou das demais por adotar metodologia que se aproxima de pressupostos inovadores de ensino, atendendo ao que propõe o Paradigma da Complexidade.