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O cotidiano do coordenador pedagógico na visão da complexidade: práticas de formação continuada no cenário da educação infantil

Tipo

Tese

Autor

Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa

Orientador

Profa. Dra. Marilda Aparecida Behrens

Ano

2016

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar reflexivamente os processos de concepção e desenvolvimento do cotidiano do coordenador pedagógico em ações de formação continuada, sob à luz da Complexidade, visionando práticas formadoras na Educação Infantil. Constitui-se como cenário investigativo coordenadoras pedagógicas (pedagogas-formadoras) atuantes na Rede Municipal de Educação de Curitiba/PR, especificamente nos Núcleos Regionais de Educação. Considerou-se como objeto investigativo o cotidiano dos coordenadores pedagógicos, em especial, nos processos de formação continuada, na atuação profissional com seus pares coordenadores pedagógicos, sob a ótica da Complexidade, no cenário da Educação Infantil. Buscou-se no referencial teórico os aportes argumentativos da tese, a saber: Amado (2013); Behrens (1996; 2005; 2012); Cosme (2009; 2011; 2013); Esteban (2010); Freire (1987; 1996; 2000; 2001); Libâneo (2008; 2012); Morgado (2012); Moraes (2008; 2012; 2014; 2015); Morin (1986; 2001; 2005; 2008; 2011; 2012; 2013; 2015); Nóvoa (1995; 2009); Placco (2011; 2008); Trindade (2009), entre outros. Na abordagem metodológica qualitativa, o método da pesquisa eleito foi o estudo de caso, tendo como instrumento de a coleta dos dados a entrevista episódica, observação participativa e pesquisa bibliográfica. A análise de conteúdo foi a opção escolhida como técnica de tratamento das informações oriundas das participações de 9 (nove) coordenadoras pedagógicas (pedagogas-formadoras) que viabilizaram esse processo investigativo. O período da pesquisa bibliográfica ocorreu entre os anos de 2012 a 2016; a coleta dos dados deu-se especificamente no ano de 2013 a 2014. Os resultados permitiram considerar que o profissional – coordenador pedagógico – busca legitimar sua ação em concomitância à nomenclatura que recebe enquanto realiza seu exercício profissional; também evidenciou-se sua identidade como formador de formadores, em processos de ações da/na prática educativa continuadamente; reconheceu-se a importância da formação continuada para a promoção da qualidade no cenário da Educação Infantil; identificou-se as possibilidades inovadoras na formação continuada, considerando o pensar da Complexidade na perspectiva transdisciplinar; indicou-se como referência o estudo-pesquisa, o vínculo e a identidade profissional como eixos que legitimam o cotidiano dos coordenadores pedagógicos em práticas de formação continuada.

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