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Olhares dos professores de licenciatura em física: caminhos para uma prática pedagógica apoiada no paradigma da complexidade

Tipo

Dissertação

Autor

Margarete Winkler Marques Machado

Orientador

Profa. Dra. Marilda Aparecida Behrens

Ano

2015

Resumo

Nesta dissertação são apresentados os resultados de uma investigação realizada com professores formadores do curso de licenciatura em Física de uma Universidade de Curitiba. É visível que as mudanças pelas quais tem passado a sociedade exigem uma mudança do paradigma conservador para o paradigma inovador, mas nem sempre o professor está preparado para essa transformação. Optou-se por investigar: Como se caracteriza a concepção pedagógica dos professores que atuam nos cursos de licenciatura em Física, e qual o conhecimento dos docentes a respeito da visão inovadora do paradigma da complexidade com os possíveis desdobramentos? O objetivo da pesquisa foi analisar, sob a ótica dos professores sobre o paradigma da complexidade, as concepções que caracterizam a Física e o ensino da Física, as relações da Física com o pensamento complexo e as possíveis implicações na prática pedagógica. A investigação encontra-se relacionada com a linha de pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na formação de professores e com as pesquisas do grupo Paradigmas educacionais e formação de professores (PEFOP) do programa de Pós-graduação em Educação da PUCPR. A fundamentação teórica deste trabalho orientou-se por Heisenberg (1999), Capra (1996, 1997) e Prigogine (2002) na discussão sobre o histórico dos paradigmas da ciência; Morin (2000, 2005, 2007, 2011), Moraes (2008, 2012), Behrens (2007, 2011, 2012), Santos (1987) e Nicolescu (1999) na discussão sobre paradigmas da educação e da complexidade; e Zabalza (2004), Pimenta e Anastasiou (2002), Behrens (2008), Carvalho e Peréz (2009), Freire (1987), Camargo e Nardi (2008) e Moreira (2000) na discussão sobre a docência no ensino superior e as práticas pedagógicas no ensino de Física. A pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso e a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas episódicas, sendo que na análise de conteúdo foi utilizada a autora Bardin (2000). A análise dos resultados foi realizada tomando-se como base quatro categorias: Iniciação na vida acadêmica e trajetória profissional; Concepção pedagógica no ensino de Física; Física quântica, natureza e o paradigma da complexidade e o Paradigma da complexidade e sua influência em metodologias inovadoras. Os resultados apontaram que os professores ainda mantêm, em sua grande maioria, práticas pedagógicas conservadoras, com algumas iniciativas isoladas que caracterizam ações voltadas para o pensamento complexo, entretanto de forma geral os docentes ainda não acolhem a complexidade na sua prática. A grande maioria acredita que a Física contemporânea produz mudanças significativas na maneira de observar a realidade, não acreditando apenas numa dimensão teórica dos conceitos. Porém, essa concepção de ciência evoluída não se relaciona com a concepção pedagógica do docente que continua conservadora.

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