Tipo
Tese
Autor
Kelen dos Santos Junges
Orientador
Profa. Dra. Marilda Aparecida Behrens
Ano
2013
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a contribuição da formação pedagógica, numa perspectiva reflexiva, para o desenvolvimento profissional de docentes da Educação Superior e as possíveis repercussões desta formação para uma prática pedagógica inovadora dos professores de uma instituição pública municipal de União da Vitória/PR. Para delinear o referencial teórico que sustenta o estudo foram abordadas as temáticas da formação inicial, formação continuada e desenvolvimento profissional de professores. Mais especificamente tratou-se da formação de professores universitários e os elementos que a rodeiam como a pedagogia universitária, os saberes docentes, a formação pedagógica na universidade e o processo reflexivo, a prática pedagógica inserida nos paradigmas conservador e inovador na educação. Entre os autores utilizados, destacam-se Behrens (2003, 2006a), Cunha (2007b, 2010c), Day (2001, 2007a), Dionne (2007), Elliott (2005, 2010), Formosinho (2009b), Imbernón (2002), Marcelo García (1999), Nóvoa (1995b, 2002), Pimenta e Anastasiou (2002), Pimenta e Almeida (2011), Veiga (2009) e Zabalza (2004). Elegeu-se a pesquisa-ação como caminho de pesquisa e esta inseriu-se nos encontros de um programa de formação continuada pedagógica de professores universitários, composto por 32 professores, denominado de Grupo Docência em Reflexão (GDR). A ação formativa ocorreu durante o ano letivo de 2011, totalizando dez Encontros, nos quais foram abordadas diversas temáticas pertinentes à docência, indicadas pelos próprios participantes. A formação pedagógica continuada foi organizada baseada no quadro teórico citado, em entrevistas realizadas com docentes portugueses pesquisadores na área de formação de professores e na consulta aos professores envolvidos. Como instrumentos para a coleta e análise de dados para responder ao objetivo proposto foram utilizados o diário de pesquisa da pesquisadora com suas observações e anotações; os questionários respondidos pelos professores; as atas dos Encontros; atividades realizadas como os trabalhos em grupo e os fóruns online; as próprias discussões e reflexões coletivas desenvolvidas nos Encontros do grupo e, por fim, entrevistas com dez dos professores envolvidos na pesquisa. Considerou-se que o envolvimento do professor universitário num processo de formação pedagógica continuada que o leve a refletir, a ampliar sua percepção e conceitos sobre a docência, que proporciona a percepção da possibilidade de melhoria em seu ensino, pode gerar alterações em sua prática e contribuir para o seu desenvolvimento profissional.