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O pensamento complexo como subsídio na formação pedagógica continuada on-line

Tipo

Dissertação

Autor

Vaniza Sezinando Sant'Ana

Orientador

Profa. Dra. Marilda Aparecida Behrens

Ano

2020

Resumo

Este estudo tem como temática as possíveis repercussões do pensamento complexo para a formação pedagógica continuada de professores da educação básica. Nesse sentido, optou-se por investigar o seguinte problema de pesquisa: quais são as possíveis repercussões do pensamento complexo para a formação pedagógica continuada de professores da educação básica advindas de um curso on-line, para subsidiar práticas pedagógicas inovadoras? A prática docente tem sido foco de estudo por muito tempo, principalmente porque é a partir dela que o ser humano se forma ao longo da vida. No entanto, percebe-se que o paradigma utilizado atualmente, conhecido como newtoniano-cartesiano, não responde completamente às demandas educacionais da contemporaneidade. Dessa forma, buscou-se avaliar, sob a óptica do pensamento complexo, um novo paradigma que permita ao docente pensar em práticas pedagógicas que oportunizem atender às demandas educacionais da atualidade, com o objetivo geral de analisar as possíveis repercussões do pensamento complexo na formação continuada de professores da educação básica, como subsídios para práticas pedagógicas inovadoras. Adotou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, o que possibilitou realizar um processo que envolveu a prática de intervenção numa proposta de curso on-line, junto a professores da educação básica. O estudo envolveu docentes de uma escola particular e uma pública, tendo contado com a participação de cinco pedagogos e três professores licenciados em Matemática. O curso foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores que investiga paradigmas educacionais e formação de professores, visando a criar um espaço para a reflexão sobre as repercussões que o pensamento complexo pode oferecer para subsidiar práticas de ensino inovadoras na docência. O estudo foi embasado no livro Os sete saberes para a educação do futuro, de Edgar Morin (2017), tendo sido realizado levantamento bibliográfico, em especial com autores como Behrens (2008, 2011), Moraes (2012), Behrens e Corrêa (2014), Morin (2015a, 2017), Imbernón (2016) e Sá (2019), com vistas a investigar os paradigmas educacionais que norteiam a educação, a formação de professores e as contribuições do pensamento complexo na formação docente. A partir dos dados analisados, foi possível identificar que o curso on-line propiciou análises e reflexões aos docentes participantes da pesquisa, as quais oportunizaram aproximações com as proposições do pensamento complexo, as quais podem servir de embasamento teórico para alavancar a formação pedagógica continuada de professores, bem como instigar novas práticas de ensino mais adequadas ao século XXI.

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